O que o Homem verdadeiramente quer!!!

Nesta minha primeira contribuição para o blog, do qual, muito honradamente, faço parte, juntamente com algumas pessoas de extrema qualidade intelectual e, mais importante ainda, meus amigos, resolvi abordar uma questão que preocupa a todos, principalmente os homens…a Playboy. Não estando convencido de que esta temática tenha, à primeira vista, o conteúdo que todos vocês pensam, gostaria de partilhar convosco algumas considerações sobre uma das últimas grandes polémicas deste país. Sim, refiro-me à professora que pousou nua para a edição portuguesa da revista Playboy.

Como é conhecimento de muitas pessoas, a edição portuguesa da reconhecida revista tem enfrentado bastantes dificuldades para se afirmar no nosso mercado, algo ao qual não é indiferente alguma tradição conservadora do continente europeu, e muito especialmente do nosso país. Não tendo consciência se a estratégia em utilizar uma professora para posar nua para a revista tratou-se de um passo intencional ou obra do puro acaso, a verdade é que se tornou um enorme sucesso, tendo causado, inclusivamente, uma corrida às bancas de jornais e revistas, na esperança de poder dar uma “olhadela” a um fenómeno/artigo tão pouco habitual. Curiosamente, este facto observou-se com particular incidência na zona de Mirandela, tão curiosos que estavam os cidadãos da região em tentar reconhecer a famigerada professora.


Obviamente, num país com uma génese tão conservadora, os ataques à revista e à Professora multiplicaram-se, tendo resultado, inclusivamente, na sua suspensão de funções. Honestamente, outra coisa não seria de esperar, tamanho é o desejo de algumas pessoas neste país em transmitir aos cidadãos que os valores e bons costumes continuam presentes e farão sempre parte de uma linha que guia o comportamento dos responsáveis deste país. Façamos de conta que sim…


Esta polémica em torno de uma sessão fotográfica funcionou, acima de tudo, em benefício da própria revista, tratando-se, por esse motivo, de uma estratégia de sucesso. Recordando que não tenho conhecimento se esta estratégia resultou de um plano antecipadamente elaborado, há que dar mérito aos responsáveis da edição portuguesa da Playboy, pois encontraram aquilo que mais faz o Homem consumir, ou seja, fazer “barulho”, criar polémica, suscitar a curiosidade do consumidor.

O ser humano reage a estímulos e um dos maiores estímulos ao seu consumismo, é a curiosidade, a curiosidade em experimentar um novo produto, uma novidade. Este tipo de comportamento estende-se a outros aspectos da vida humano. A um nível diferente, observemos, por exemplo, o comportamento do ser humano quando, na estrada, a conduzir, passa por algum acidente. A pessoa, abranda, observa, identifica os estragos das viaturas envolvidas e se puder procura, como se não houvesse amanhã, por alguma vítima. Acreditem que este comportamento estende-se à grande maioria das pessoas.


No negócio da comunicação social, aliado à polémica, o tipo de notícias e histórias que mais chamam a atenção do consumidor são as tragédias. Poderemos argumentar que esta relação estende-se a todo o tipo de notícias ou informações que apelem aos sentimentos humanos, mas é-me difícil ignorar que são as más notícias que mais nos chamam a atenção. A publicação de artigos ou peças que suscitem polémica, como se trata este exemplo da Playboy, é um dos principais meios para o sucesso dos órgãos de comunicação social. Aliás, o nosso país tem sido, nesse sentido, um verdadeiro jardim de polémicas nos últimos tempos, onde os diversos meios de comunicação digladiam-se pelas histórias mais polémicas e que mais “barulho” e curiosidade despertam junto dos cidadãos.

Anúncios
Comments
One Response to “O que o Homem verdadeiramente quer!!!”
  1. Interessante artigo!
    Se isto foi um golpe de marketing da Playboy é de se lhe tirar o chapéu, embora as consequências negativas que esta ação teve para a professora façam-me pensar duas vezes… terá sido mesmo marketing?

    Igual a isto, só as campanhas da Ryanair!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 8 outros seguidores

%d bloggers like this: