Não te consigo ver!

Desta vez um post curto. Curto como os poucos metros de visibilidade que os habitantes de Vila Real tiveram durante a semana passada!

O flagelo dos incêndios nas florestas Portuguesas é mais que alarmante. É um autêntico atentado sobre uma das nossas maiores riquezas! Por mais equipamentos que se comprem, por mais helicópteros e aviões pesados que existam, por melhor equipados que estejam os nossos serviços de Proteção Civil, é a educação do povo que está em causa. É o dever do Estado de manter as suas florestas limpas que está em causa! É o dever de cada um de nós de manter o mato em redor das nossas casas que está em causa! É o dever… 

Vila Real, a mais importe cidade do interior norte do país,  fica situada no sopé de duas importantes cadeias montanhosas: o Marão e o Alvão, este último parte integrante do Parque Natural do Alvão. Com tantos incêndios a lavrarem em simultâneo nos arredores da capital transmontana, o fumo foi descendo as encostas dos montes e criou uma espécie de capacete de fumo sobre a cidade. Às elevadíssimas temperaturas registadas, juntou-se um pouco agradável cheiro a madeira queimada e uma camada impenetrável de fumo! O sol passou a ser um disco laranja e eram muitos os carros que circulavam em pleno dia com os médios acessos.

As fotos aqui postadas não transparecem a gravidade da situação, mas dá para perceber o que se vivia e sentia em Vila Real no final de tarde da passada quinta-feira. Infelizmente, os danos causados ao Parque Natural do Alvão, assim como a todas as áreas restantes ardidas, levarão anos a ser recuperados!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 9 outros seguidores

%d bloggers like this: