Do silêncio faço um grito

Ontem, a capital Moçambicana viveu momentos de fortíssima agitação. O aumento do preços de alguns bens básicos, como o pão e os combustíveis, que o Governo de Guebuza (FRELIMO) aprovou recentemente incendiaram um rastilho de pobreza e miséria que dificilmente poderá fazer face a aumentos de até 24% no preço final.

É do conhecimento público que, pelo menos a nível oficial, residem em Maputo cerca de 10.ooo cidadãos Portugueses. Perante a agitação de quarta-feira, quando a cidade ficou praticamente bloqueada, esperava-se uma reação rápida por parte das autoridades consulares e diplomáticas Portuguesas. A França e outros países, com comunidades bem mais reduzidas que a portuguesa, informaram desde as primeiras horas da manhã por sms os seus cidadãos de medidas de segurança extra a tomarem em conta.  Da nossa Embaixada,  um edifício rosa colonial manuelino de 15 andares, silêncio… o Sr. Embaixador, segundo a TSF, apenas daria entrada no seu escritório depois de almoço… Do nosso Consulado-Geral, a poucos quilómetros de distância, silêncio…

Este ensurdecedor silêncio foi cortado por volta das 17h30 locais, 16h30 de Lisboa. O Consulado emite o primeiro comunicado à Comunidade Portuguesa residente:

Envio as minhas saudações à comunidade portuguesa residente na área de circunscrição do Consulado Geral em Maputo e, tendo em conta a situação criada durante o dia de hoje na cidade de Maputo e acessos à cidade, aconselharia o exercício de prudência e circunspecção, evitando a circulação pela cidade até que a situação de segurança ficasse mais esclarecida.

Aconselharia também o seguimento atento e regular dos noticiários nacionais e internacionais.

 

Estivemos todo o dia atentos a situações em que cidadãos portugueses se vissem potencialmente envolvidos. Até ao momento e resolvida a questão do transporte dos passageiros que vieram no voo da TAP de hoje, não temos notícias de que haja portugueses em situações de emergência. Agradecíamos que se alguém conhecesse casos em que isso aconteça nos desse conhecimento.

Os cidadãos que considerem estar numa situação de emergência poderão contactar-nos pelo telefone de emergência que repetimos – 843987647. Estando ocupado, deverão deixar mensagem escrita com número de contacto, localização e tipo de problema.

Continuaremos a monitorizar a situação. O Consulado Geral de Portugal esteve hoje aberto e prevemos abrir amanhã. Das 8 às 11,30 e das 13 às 15,30.

Uma vez que haverá portugueses que não verão hoje a sua morada electrónica do emprego, agradeço que façam circular esta mensagem para os vosso contactos e amigos.  

Com as minhas saudações

 Cônsul Geral

 

A resposta a este email tão tardio não se fez esperar…

Cara Cônsul Geral,
 
Foi com expectativa que recebi este email, pois estava à espera de algum comunicado por parte das autoridades diplomáticas Portuguesas. Embora seja bem-vindo, e informando que não se encontra em situação de perigo nenhum concidadão Português em Maputo, ou Moçambique, não posso deixar de apresentar o meu desagrado em relação à hora tardia a que este email é enviado!
 
Tenho conhecimento que Embaixadas de outros países disponibilizaram logo de manha, e por sms, informações relativas ao estado de situação da capital Moçambicana. Tenho consciência plena que o elevadíssimo número de Portugueses registados no nosso Consulado impede que uma mensagem sms seja enviada em tempo útil a todos, assim como, todos sabemos que a rede de telemóveis em Moçambique não é a mais fiável, ficando muitas mensagens, estou certo, perdidas pelo caminho.
 
Com o número de funcionários que a Embaixada e o Consulado tem, e tendo em atenção as relações especiais entre Portugal e Moçambique, é lamentável este atraso! Depois, não podemos deixar de ouvir e ver nas televisões e rádios portuguesas cidadãos a queixarem-se do silêncio das nossas autoridades.
 
Bem, este email é longo e não a quero estar a incomodar, nem gostava que este email fosse lido como uma crítica destrutiva. É antes uma crítica construtiva, de alguém que se interessa pela imagem do nosso país.
 
Melhores cumprimentos e votos de um excelente trabalho,

A.C.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 8 outros seguidores

%d bloggers like this: